Ticker

6/recent/ticker-posts

Conhecendo o ORATOP

O oratop é uma ferramenta baseada em intarface de texto, UNIX similar ao TOP, porém aprimorada para fornecer informações relacionadas a performance do banco de dados, seja para monitorar as atividades atuais no banco de dados, o desempenho do banco de dados ou para identificar contenções e gargalos. Ele pode ser utilizado tanto para ambientes single, quanto para ambientes RAC.

Destaco que ele não substitui a utilização de outras ferramentas de monitoramento de performance (awr, statspack, ash, etc) e deve ser usado como uma forma complementar na análise do ambiente. Para a sua utilização não é necessária nenhuma licença adicional e é disponibilizado gratuitamente através do My Oracle Support.

Atualmente esta disponível apenas para sistema operacional Linux x86 e Linux x86-64. Porém pode ser usado para monitorar banco de dados em outras plataformas simplesmente definindo a conexão ao banco de dados via tnsnames.  Suporta as versões 11.2.0.3, 11.2.0.4 e 12c.

Após baixar o arquivo para o seu ambiente é recomendado renomeá-lo para oratop afim de facilitar a execução do mesmo e colocar o mesmo no diretório dos arquivos binários. Porém são apenas recomendações e não precisam ser obrigatoriamente seguidas.

Realizado o processo de download iremos seguir os seguintes passos:

  • Conectar no sistema operacional com usuário proprietário da instalação do Banco de Dados;
  • Remover o arquivo para oratop e conceder as permissões necessárias para execução do mesmo:
        $mv oratop* oratop
        $chmod 755 oratop

  • Exportar as variáveis de ambiente para conexão com o Banco de Dados:$ORACLE_HOME, $LD_LIBRARY_PATH, $PATH, $ORACLE_SID
   
Após o passo acima, podemos executar o comando "oratop" e entrar com o usuário e senha do banco de dados. A conexão também é possivel com sysdba utilizando o comando oratop /as sysdba conforme imagem abaixo:


Através do oratop podemos visualizar as sessões que estão causando um maior impacto no ambiente em tempo real, além de poder verficar os principais eventos de espera a nível de database.

Para detalhar ainda mais o processo, podemos digitar a tecla "h" para que seja aberto o menu de opções que podem ser utilizadas pelo oratop. Esse menu além de conter as opções que podem ser executadas, fornece uma breve descrição sobre as mesmas.



A imagem abaixo ajudara a entender melhor a distribuição das informações no oratop.




Fonte: https://support.oracle.com/epmos/faces/DocumentDisplay?_afrLoop=278128587870675&id=1500864.1&_adf.ctrl-state=e5ggtunjf_65

Postar um comentário

0 Comentários