Ticker

6/recent/ticker-posts

Instalação básica do Oracle Linux 7 Release 2


O sistema operacional Oracle Linux fornece inovações, com modernas ferramentas e recursos, que permitem inovar, colaborar e criar soluções em ambientes tradicionais, virtuais e baseados na nuvem. Com avançada escalabilidade e confiabilidade para aplicações e sistemas empresariais, o Oracle Linux fornece altíssimo desempenho e é usado em todos os Oracle Engineered Systems com base em x86.

Este artigo tem como principal objetivo, demonstrar o processo de instalação básica do Oracle Enterprise Linux 7.2 64 bits, em um ambiente virtualizado através do Oracle VM VirtualBox com 1200MB de RAM e 40GB de espaço em disco. Não será abordada a instalação/ configuração do Oracle Virtual Box no mesmo.

O download da ISO do OEL 7.2, pode ser obtida no edelivery, basta logar com sua conta, pesquisar por Oracle Linux, selecionar a plataforma, aceitar os termos de licença e fazer o download da primeira ISO apresentada com 4.2GB. Para este processo, apenas esta ISO será necessária.

1- O primeiro passo é realizar o boot utilizando a ISO que acabamos de baixar. Assim que o boot for realizado, devemos selecionar a opção Install Oracle Linux 7.2. Essa opção não executará o teste de mídia antes da instalação.

2- A próxima tela após o carregamento dos "processos" usados para a instalação é a tela onde selecionaremos o idioma da instalação. Neste caso, selecionarei a opção default e clicarei em continue.

3- Feito os passos acima, a próxima etapa é o sumário da instalação. Aqui podemos definir vários parâmetros como Data, Idioma, Idioma do teclado, Politicas de segurança, destino da instalação, escolha do software a ser instalado, configuração de rede, etc.

3.1- Primeiramente, vamos ajustar a data e hora clicando na opção DATA & TIME, marcado como 1 na imagem do tópico 3. Estaremos alterando a City para São Paulo e ajustando a Hora correta, caso ainda não esteja e depois, clicamos em Done para voltar ao sumário de instalação.


3.2- Como próximo passo, iremos ajustar o idioma do teclado selecionando KEYBOARD, marcado como 2 na imagem do tópico 3. Para isso basta utilizar o + para adicionar o idioma Português (Brazil) e o - para remover o English(US). Feito isso, clicamos em Done para voltar ao sumário de instalação novamente.

3.3- Feita a configuração do teclado, vamos agora selecionar o software a ser instalado, clicando na opção SOFTWARE SELECTION, marcado como 3 na imagem do tópico 3. Nesta etapa, para instalação da parte gráfica vamos selecionar a opção Server With GUI e marcar as opções Compatibility Libraries e Development Tools. Posteriormente, devemos clicar em Done para voltar ao sumário de instalação.

3.4 - Realizada a configuração acima, vamos realizar a configuração da partição a ser criada, clicando na opção INSTALLATION DESTINATION, marcado como 4 na imagem do tópico 3. Na primeira tela exibida, estarei selecionando a opção I WILL CONFIGURE PARTITIONING e posteriormente clicarei em Done, onde uma nova tela será exibida.
Na tela que abrirá apos clicar em Done, clicarei na opção Click here to create them automatically, esta opção criará as partições padrões necessárias automaticamente e clicaremos em Done.
Na próxima tela exibida, deixarei os valores padrões atribuídos as partições criadas. Desta forma, clicarei diretamente em Done.
O último passo da etapa 3.4, consiste em confirmar as alterações que serão realizadas no disco. Para isso, basta clicar em Accept Changes.

3.4- Após o processo acima, estaremos novamente ao sumário de instalação onde vamos selecionar a opção NETWORK & HOSTNAMEmarcado como 5 na imagem do tópico 3. Nesta etapa, vamos configurar o hostname da nossa máquina e a rede da mesma.

Estarei definindo o hostname da maquina (1) como ora12c e clicando em configure (2), selecionaremos a opção IPv4Settings (3) e alterarei o Method para Manual (4), configurando o IP 192.168.9.121 netmask 255.255.255.0 e gateway 192.168.9.254 (5), posteriormente clicando em, add (6) e posteriormente em SAVE
***As configurações de IP devem ser realizadas de acordo com a rede que você está usando.***
Feito isso, basta clicar em Done.

4 - Realizadas as configurações acima,basta clicar na opção Begin Installation para iniciar o processo de instalação.

5- Na próxima etapa, enquanto a instalação é realizada, podemos definir a senha do usuário root e criar um novo usuário. Estaremos apenas definindo a senha do root neste momento.
Na tela de root password, basta definir uma senha, confirma-la e clicar em Done para voltar ao processo onde esta ocorrendo a instalação.
Apos definir a senha, voltamos ao processo de instalação.

6- Concluída esta etapa, é solicitada a reinicialização da máquina. Por garantia, antes de realizar a reinicialização, estarei removendo a mídia de instalação da unidade na maquina Virtual.

7- Após a reinicialização, basta selecionar a primeira opção e aceitara licença, conforme abaixo.

8- Apos o sistema iniciar, será apresentada a tela de configuração de idioma. Estarei selecionando novamente o inglês. Ao selecionar o inglês a próxima tela já será mostrada, sem a necessidade de clicar em next.

9- Feita a confirmação do idioma, precisaremos confirmar o teclado. Em meu caso havia informado Protuguese (BRAZIL) item 3.2. Estarei apenas clicando em cima para confirmar.

10- O próximo passo é realizar a configuração do Time Zone. Selecionarei o Time Zone referente ao meu Estado e clicarei em Next.

11- Na próxima etapa, definimos a criação de um usuário comum. Estarei criando o usuário oracle.
Realizada a definição do nome do usuário, ao clicar em Next iremos definir a senha do mesmo, confirmar e clicar novamente em Next.

12- Realizado todos os passos acimas, nosso processo de instalação básica do Oracle Linux 7.2 foi concluído com sucesso. Basta clicar em Start using Oracle Linux Server para iniciar seu uso.

O processo de instalação foi concluído com sucesso. Em um próximo post, estarei abordando a instalação do Oracle 12C neste ambiente que acabamos de criar. 

Fonte:
https://docs.oracle.com/cd/E52668_01/E54695/E54695.pdf
http://www.oracle.com/br/technologies/linux/overview/index.html

Postar um comentário

2 Comentários