Ticker

6/recent/ticker-posts

Teste de carga no Oracle 12c com o swingbench

Para quem ainda não conhece, o swingbench é um software livre desenvolvido em Java por Dominic Giles, para execução e monitoramento de cargas de trabalho em Banco de Dados Oracle 10g, 11g e 12c. Pode ser utilizado para demonstrar e testar tecnologias como Oracle Real Application Clusters, online table rebuilds, standby databases, backup e recovery, etc.
O swingbench pode ser executado em ambiente Unix/Linux e Windows, local ou remotamente. Atualmente está na versão 2.6 e tem como pré requisito a instalação do java 8 64 bits.

O download da ferramenta pode ser realizado em http://dominicgiles.com/downloads.html. Vale destacar que não há necessidade de instalação da ferramenta. Porém existe a necessidade de criação de um schema no banco de dados, onde os objetos para o teste de carga serão realizados. 

Em nosso exemplo, o swingbench será executado a partir de um ambiente windows, fazendo uma conexão em um banco de dados 12.1.0.2 singles com ASM.

Inicialmente estaremos criando uma tablespace própria para o schema que será utilizados no teste.
[oracle@lamimtst01: cdblamim1 ~] $ sqlplus

SQL*Plus: Release 12.1.0.2.0 Production on Mon Oct 30 21:18:49 2017

Copyright (c) 1982, 2014, Oracle.  All rights reserved.

Enter user-name: / as sysdba

Connected to:
Oracle Database 12c Enterprise Edition Release 12.1.0.2.0 - 64bit Production
With the Partitioning, Automatic Storage Management, OLAP, Advanced Analytics
and Real Application Testing options

cdblamim1@CDB$ROOT> show pdbs;

    CON_ID CON_NAME                       OPEN MODE  RESTRICTED
---------- ------------------------------ ---------- ----------
         2 PDB$SEED                       READ ONLY  NO
         3 LAMIM                      READ WRITE NO

cdblamim1@CDB$ROOT> alter session set container=LAMIM;

Session altered.

cdblamim1@CDB$ROOT> create tablespace swingbanch datafile '+DGDATA/cdblamim1/swingbench01.dbf' size 100m autoextend on next 100m maxsize 10g;

Tablespace created.

cdblamim1@CDB$ROOT>
Apos realizado o download e descompactado o arquivo, vamos acessar o diretório winbin e executar o arquivo oewizard. Esta arquivo nada mais é do que a execução do arquivo JAVA, que abrirá o Oracle Entry Intall Wizard.
Clicando em next, teremos a possibilidade de escolher a versão 1 ou a 2. Como recomendado na própria instalação, estaremos executando a versão 2.
Nesta etapa, teremos a opção de criação do repositório que será utilizado nos testes ou de remoção do mesmo. Neste caso, estaremos criando o repositório.
Agora vamos selecionar as credenciais de acesso ao ambiente para criação do repositório.
Apos entrar com as credenciais, vamos entrar com o usuário, senha e tablespace onde os objetos serão criados. Nesta etapa, caso o usuário não exista, será criado. 
Tendo em vista que a ideia é apenas realizar um teste de carga, não estaremos alterando as options utilizadas. Porém, podem ser alteradas de acordo com o licenciamento existe.
Nesta etapa vamos selecionar o tamanho do schema que será criado. Neste exemplo estarei utilizando a menor opção padrão que é de 1 GB. Porém pode ser definido o valor deseja no campo User Defined Scale.
Vamos definir o paralelismo que será utilizado para a criação do schema. O valor padrão apresentado corresponde a 2x o parâmetro cpucount. 
Clicando em finish, o processo de criação dos objetos será iniciado. Poderemos em real time acompanhar o progresso do processo de criação.
Concluído o processo de criação dos objetos. Podemos fechar o Oracle Entry Install Wizard, voltar no diretório swingbench\winbin e executar o swingbench. Na execução seremos questionados qual o arquivo de configuração utilizar. Estaremos utilizando o Stress_Test.
Na tela aberta, vamos entrar com o usuário e senha criados anteriormente e então disparar o processo de carga. Existem varia opções que podem ser exploradas, neste exemplo deixaremos todas as padrões.
Eis o nosso teste de carga iniciando.
É uma ferramenta bastante interessante para comparação de workloads, stress test, etc.


Fonte:http://dominicgiles.com

Postar um comentário

0 Comentários