Ticker

6/recent/ticker-posts

Removendo um node do Oracle Rac - 11.2

A ideia deste post é demonstrar o processo de remoção de um node de um cluster, quando o mesmo ainda está acessivel. O processo é bastante simples, porém é importante que seja realizado com bastante atenção uma vez que a execução de algum processo errado pode implicar na exclusão de todos os nodes.

Recomendo fortemente a leitura do Clusterware Administration and Deployment Guide. Basicamente o processo de remoção consiste em 4 etapas principais, que serão demonstradas abaixo.

No cenário descrito, estamos em um ambiente Oracle Rac composto por 3 nodes cujos hosts são: lamimtst1, lamimtst2 e lamimtst3.

Node a ser removido: node1
lamimtst1 

1 - Acessar o node a ser removido (lamimtst1) com o usuário root, exportar as variáveis do grid e acessar o diretório crs/install, localizando no home do grid. Posteriormente vamos desabilitar os Oracle Clusterware and applications no node1.
-- acessando o grid_home/crs/install
[root@lamimtst1]#cd /u01/app/11.2.0/grid/crs/install

-- desabilitando o Oracle Clusteware and applications no node
[root@lamimtst1]#./rootcrs.pl -deconfig  -force
2 - No próximo passo, precisaremos acessar um dos nodes que permanecerão ativos, também com o usuário root e exportar as variáveis do grid. Após isso vamos executar o processo de remoção do node1.
root@lamimtst3]#crsctl delete node -n lamimtst1
3 - No mesmo node que executamos o processo 2 (lamimtst3) vamos acessar com o usuário do grid e exportar as variáveis do grid e acessar o diretório /oui/bin localizado no home do grid e vamos executar  processo de atualização dos nodes do cluster. Devemos passar os nodes que permanecerão ativos no parametro CLUSTER_NODES. Neste caso lamimtst2 e lamimtst3.
[grid@lamimtst3]#cd /u01/app/11.2.0/grid/oui/bin

[grid@lamimtst3]$./runInstaller -updateNodeList ORACLE_HOME=/u01/app/11.2.0/grid “CLUSTER_NODES={lamimtst2,lamimtst3}”
4 - Para validar o status dos  serviços, vamos executar crsctl stat rest -t a partir de um dos nodes ativos (lamimtst2 ou lamimtst3).
[grid@lamimtst3]$crsctl stat res -t

Fonte: https://docs.oracle.com/cd/E11882_01/rac.112/e41959/adddelclusterware.htm#CWADD90995

Postar um comentário

0 Comentários