Ticker

6/recent/ticker-posts

Realizando uma instalação remota do Oracle Linux 7.4 com VNC

Muitas vezes é necessário que uma instalação seja realizada de forma remota, seja por questão de custo, agilidade ou mesmo praticidade. 

Porém quando essa necessidade de instalação remota é justamento do Sistema Operacional, como podemos fazer para realizar a instalação de forma remota?

O Oracle Linux, assim como muitas outras distribuições Linux, possuí uma opção para que a instalação do SO seja realizada através de uma conexão VNC. Permitindo assim a possibilidade de uma instalação remota do mesmo.

Neste artigo estaremos usando a mídia de instalação tradicional para versão 7.4 do Oracle Linux (baixada pelo Oracle Software Delivery Cloud), uma máquina virtual criada através do virtual box e um client VNC para o acesso remoto.

O primeiro passo é realizar o boot com o DVD de instalação do Oracle Linux. Para isso você precisará da ajuda de alguém que esteja in loco, para colocar o DVD e configurar a ordem de boot do servidor.

Após dar o boot no DVD do Oracle Linux, na primeira tela  (tela de instalação) deverá ser pressionada a  tecla ESC, para mudar para o prompt de comando.
Assim que abrir o prompt de comando, deverá ser digitado o comando linux vnc e pressionada a tecla Enter. Desta forma serão carregados os processos para instalação remota através de uma conexão VNC específica para a instalação do SO.
Após digitar linux vnc as variáveis serão carregadas e aparecerá o IP e porta para conexão VNC.
Para voltar ao prompt basta utilizar as teclas alt+tab . Assim podemos por exemplo, confirmar o IP que foi assumido basta digitar ipconfig.
Como pode ser visto, o IP assumido foi 192.168.2.111 e o vnc para instalação foi iniciado na porta 1 (padrão).
Com um VNC cliente, podemos conectar na parte gráfica para realizar a instalação.


Desta etapa em diante os processos de instalação são os mesmos de uma instalação local.



Postar um comentário

0 Comentários