Oracle Database Single Tenant Precisa de Licenciamento?

Devido a recentemente ter presenciado alguns DBAs se confundindo com relação ao licenciamento da Feature Multitenant, o artigo de hoje visa explicar um pouco sobre Single Tenant, Multitenant e a questão da necessidade de licenciamento. 

Ambientes Single Tenant são ambientes CDB (Container Database) com um único PDB (Pluggable Database). 
Já ambientes Multitenant são ambientes Enterprise Edition onde um CDB contém mais de um PDB. 
Ambos os conceitos foram introduzidos na arquitetura CDB do Oracle 12c.

Afinal, ambientes oracle 12c com um PDB (Single Tenant) precisam do licenciamento para a feature Multitenant? 
A resposta é NÃO. Independente se o ambiente for Standard Edition ou Enterprise Edition. Se existir apenas um PDB por CDB, estamos utilizando um ambiente Single Tenant o que não infringe nenhuma regra de licenciamento.

Esta informação pode ser validada no Manual de informações de licenciamento de banco de dados, especificamente no item 1.2.2.
Vale destacar ainda que os ambientes Non-CDB passaram a ser depreciados a partir do Oracle 12c. Por isso a recomendação é a utilização da arquitetura CDB nas versões 12c e superiores.


Para saber quais features e options estão em uso basta executar o script options_pack_usage_statistics fornecido através da Doc ID 1317265.1. Mais detalhes podem ser verificados no artigo Identificando as options e features estão sendo utilizadas no banco de dados (Oracle 11g e 12c).
SHARE

Jhonata Lamim

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image

0 Comments:

Postar um comentário