Ticker

6/recent/ticker-posts

Instalação básica do Oracle Linux 8.6

O sistema operacional Oracle Linux fornece inovações, com modernas ferramentas e recursos, que permitem inovar, colaborar e criar soluções em ambientes tradicionais, virtuais e baseados na nuvem.

Com avançada escalabilidade e confiabilidade para aplicações e sistemas empresariais, o Oracle Linux fornece altíssimo desempenho e é usado em todos os Oracle Engineered Systems com base em x86.

Este artigo tem como principal objetivo, demonstrar o processo de instalação básica do Oracle Enterprise Linux 8.6 64 bits, em um ambiente virtualizado através do Oracle VM VirtualBox com 2048MB de RAM e 40GB de espaço em disco e 2 CPUs. Não será abordada a instalação/ configuração do Oracle Virtual Box no mesmo.

O download da ISO do OEL 8.6, pode ser obtida no edelivery, basta logar com sua conta, pesquisar por Oracle Linux, selecionar a plataforma ou através do link download_linux.

Estaremos preparando esse ambiente para posteriormente realizar a instalação do Oracle 21c com grid 21c.

Para criar a nova maquina, basta clicar em novo, depois definir o nome da maquina, o diretório em que será armazenada, o tipo de SO (neste caso Linux) e a versão (Oracle 64 bits). Posteriormente será definido a quantidade de memória e disco, conforme as imagens abaixo que mostram o passo a passo.














Criada a máquina, será necessário carregar a isso do Oracle Linux para que possa ser realizado o boot através da mesma.
Deve-se selecionar a maquina criada, clicar em configurações, armazenamento, controladora IDE,  selecionar  drive e clicar em escolher uma imagem de disco.
Após configurar o disco de boot, será configurada a rede para que utilize em o modo bridge, permitindo que a máquina possa utilizar um IP valido na rede.




Concluídas as configurações acima, basta clicar em iniciar para que a máquina virtual seja iniciada. Assim que o boot for realizado, devemos selecionar a opção Install Oracle Linux 8.6.0. Essa opção não executará o teste de mídia antes da instalação.


A próxima tela, após o carregamento dos "processos" usados para a instalação é a tela onde selecionaremos o idioma da instalação. Neste caso, selecionarei a opção default e clicarei em continue.



Feito os passos acima, a próxima etapa é o sumário da instalação. Aqui podemos definir vários parâmetros como DataIdiomaIdioma do tecladoPoliticas de segurançadestino da instalação, escolha do software a ser instaladoconfiguração de rede, senha der root, etc.


Primeiramente, vamos ajustar a data e hora clicando na opção DATA & TIMEmarcado como 1 no sumário de instalação. Estaremos alterando a City para São Paulo e ajustando a Hora correta, caso ainda não esteja e depois, clicamos em Done para voltar ao sumário de instalação.


Como próximo passo, iremos ajustar o idioma do teclado selecionando KEYBOARDmarcado como 2 no sumário de instalação. Para isso basta utilizar o + para adicionar o idioma Português (Brazil) e o para remover o English(US). Feito isso, clicamos em Done para voltar ao sumário de instalação novamente.



Feita a configuração do teclado, vamos agora selecionar o software a ser instalado, clicando na opção SOFTWARE SELECTIONmarcado como 3 no sumário de instalação. Nesta etapa, selecionar a opção Server e marcar a opção Development Tools. Posteriormente, clicar em Done para voltar ao sumário de instalação.


Realizada a configuração acima, vamos realizar a configuração da partição a ser criada, clicando na opção INSTALLATION DESTINATIONmarcado como 4 no sumário de instalação. Na primeira tela exibida, estarei selecionando a opção I WILL CONFIGURE PARTITIONING e posteriormente clicarei em Done, onde uma nova tela será exibida.

Na tela que abrirá apos clicar em Done, clicarei na opção Click here to create them automatically, esta opção criará as partições padrões necessárias automaticamente e clicaremos em Done.




O último passo consiste em confirmar as alterações que serão realizadas no disco. Para isso, basta clicar em Accept Changes.

Após o processo acima, estaremos novamente ao sumário de instalação onde vamos selecionar a opção NETWORK & HOSTNAMEmarcado como 5 no sumário de instalação. Nesta etapa, vamos configurar o hostname da nossa máquina e ativar a rede da mesma, deixando em modo DHCP.


Para finalizar as configurações e poder iniciar a instalação é necessário definir a senha de root, clicando em Root Passwordmarcado como 5 no sumário de instalação.


Finalizadas as configurações básicas, clicar em Begin Installation para iniciar o processo de instalação. Ao final, será necessário reiniciar a maquina, conforme imagem no passo a passo.




No artigo Instalação do Grid Infrastructure for Standalone 21c no Virtual box com Oracle Linux 8.6 é apresentado o processo de instalação do Grid 21.

Postar um comentário

0 Comentários