Ticker

6/recent/ticker-posts

OCI - Acesso via console uma compute VM (Windows)

O objetivo deste artigo é demonstrar a configuração necessária para acesso a console de uma máquina windows no OCI.

Através do acesso a console é possível realizar atividade administrativas remotas no sistema operacional, como por exemplo a correção de erros que impeçam a inicialização.

Atualmente existem dois tipos de conexão a console:
Estaremos abordando o VNC console connections (que permite acesso VNC a console de máquinas windows criadas no OCI) a partir de uma máquina windows.

Para esta atividade, vamos precisar de alguns aplicativos instalados que são o VNC (podendo ser modo viewer) e o puttygen.

Primeiramente será necessário criar uma chave para publica e privada para a console connection. Pode ser utilizada uma chave existente desde que não tenha senha definida.

O processo de criação das chaves é descrito a seguir:
  • Apos a instalação, abrir o puttygen, clicar em generate e mover o mouse na área em branco para que seja gerada a key.
  • Clicar em save private key e salvar a chave privada que será usada no acesso e copiar o texto que está na caixa acima Public key for pasting into OpenSSH authorized_keys file e salvar com a extensão .pub. No meu exemplo eu criei os arquivos chamados lamimdba_windows.ppk e lamimdba_windows.pub.

Geradas as chaves, podemos seguir com o processo de configuração da console connectio. Para isso é necessário ir na instância windows na console do OCI e clicar em create console connetion. 
Deve-se selecionar a chave publica criada anteriormente. Em nosso exemplo lamimdba_windows.pub e clicar em create console connection


Assim criada, basta clicar nos 3 pontos no canto direito da conexão e selecionar a opção Copy VNC connection for windows e colar em um bloco de notas.

Após colar o conteúdo no bloco de notas, deve-se alterar a variável $env:homedrive$env:homepath\oci\console.ppk para o caminha da have criada, em nosso exemplo, C:\Temp\lamimdba\lamimdba_windows.ppk.
Realizada a alteração do para a chave privada criada anteriormente, basta copiar o comando e colocar no powershell.Ao ser perguntando se deseja atualizar a chave de cache (update cached key) digitar y e pressionar o enter. Ao final pressionar enter novamente.

Realizado o processo acima já é possível conectar com o VNC na console da maquina windows do OCI. Para isso, basta conectar via VNC ao endereço localhost:5900.

Com acesso a console é possível realizar correção ou manutenção necessária para restabelecer a instância.

Vale destacar que as conexões são terminadas após 24 horas e precisam ser autenticadas novamente. Ao final da manutenção sempre deve-se remover a console connection. Assim que ela é removida, qualquer conexão aberta é finalizada.




Postar um comentário

0 Comentários