Ticker

6/recent/ticker-posts

Alta disponibilidade no Oracle Standard Edition 19c – Oracle SEHA (Standard Edition High Availability)


Uma das grandes mudanças relacionadas ao Oracle 19c Standard Edition 2 (SE2), foi a remoção do Oracle Real Application Cluster. Com isso, todo ambiente RAC Standard Edition que for atualizar para o Oracle 19c, precisa remover o RAC antes de iniciar o processo de upgrade. Este processo de remoção é detalhado na Doc ID (2504078.1).

Alguma das alternativas disponíveis até a versão 19.7 eram:

* Migrar para a versão Enterprise Edition (EE) e adquirir a feature RAC, 

* Migrar para uma single instance;

* Permanecer na versão 18c;

* Buscar soluções na Oracle cloud

A partir da versão 19.7 a Oracle introduziu Standard Edition High Availability (SEHA), uma nova feature de alta disponibilidade para tentar preencher a lacuna criada com a remoção do Real Application Cluster (RAC). 

O SEHA utiliza os benefícios da arquitetura de cluster disponível no Oracle Grid Infrastructure, como o Oracle Clusteware, Oracle Automatica Storage Management (ASM) e Oracle ASM Cluster File System (ACFS). Desta forma permite que o processo de failover do SEHA seja muito mais rápido do que qualquer outra solução disponível.

Atualmente é disponibilizado para as arquiteturas Linux x86-64, Oracle Solaris on SPARC (64-bit) e Microsoft Windows, substituindo o Oracle Fail Safe que passou a ser depreciado também a partir da versão 19c.

Vale destacar que diferentemente do Oracle RAC no qual ambos os nodes possuem uma instância ativa, o SEHA trabalha em modo failover, ou seja, a instância fica ativa no servidor principal e será ativado no servidor secundário em caso de problemas com o primário. Desta forma o tempo de indisponibilidade para os usuários comparado com um ambiente RAC também é significativamente maior.
 

O SEHA pode ser licenciado utilizando a regra dos 10 dias, que permite executar ambiente licenciados em um ambiente sobressalente não licenciado em um ambiente de failover, por um período total de 10 dias ao longo de qualquer ano. 
Para mais detalhes sobre este licenciamento, pode-se consultar o link abaixo.

link da regra: https://www.oracle.com/assets/data-recovery-licensing-070587.pdf

Postar um comentário

0 Comentários