Uma das grandes mudanças relacionadas ao Oracle 19c Standard Edition 2 (SE2), foi a remoção do Oracle Real Application Cluster. Com isso, todo ambiente RAC Standard Edition que for atualizar para o Oracle 19c, precisa remover o RAC antes de iniciar o processo de upgrade. Este processo de remoção é detalhado na Doc ID (2504078.1).
Alguma das alternativas disponíveis até a versão 19.7 eram:
* Migrar para a versão Enterprise Edition (EE) e adquirir a feature RAC,
* Migrar para uma single instance;
* Permanecer na versão 18c;
* Buscar soluções na Oracle cloud
A partir da versão 19.7 a Oracle introduziu Standard Edition High Availability (SEHA), uma nova feature de alta disponibilidade para tentar preencher a lacuna criada com a remoção do Real Application Cluster (RAC).
O SEHA utiliza os benefícios da arquitetura de cluster disponível no Oracle Grid Infrastructure, como o Oracle Clusteware, Oracle Automatic Storage Management (ASM) e Oracle ASM Cluster File System (ACFS). Desta forma permite que o processo de failover do SEHA seja muito mais rápido do que qualquer outra solução disponível.
Atualmente é disponibilizado para as arquiteturas Linux x86-64, Oracle Solaris on SPARC (64-bit) e Microsoft Windows, substituindo o Oracle Fail Safe que passou a ser depreciado também a partir da versão 19c.
0 Comentários