Ticker

6/recent/ticker-posts

Criando um novo PDB no Oracle XE 21.3 instalado no windows 10

Além das versões Standard Edition e Enterprise Edition, o Oracle Database possuí uma versão gratuita chamada Oracle Database Express Edtion, disponível para as plataformas Windows e Linux 64 bits.

O download pode ser realizado diretamente no site da Oracle.


Vale destacar que o Oracle Database XE, por ser gratuito possuí algumas limitações, entre elas: 
  • limitação de CPU, impedindo que utilize mais de 2 cores;
  • limitação de memória, impedindo a utilização de mais de 2GB de memória;
  • limitação de tamanho da base, impedindo que a base ultrapasse de 12GB;
  • limitação de instalações, impedindo que mais de uma instalação do XE no mesmo ambiente.
Para fins didáticos as limitações impostas não atrapalham. Desta forma optei por utilizar a versão XE na matéria de SGBD do curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas do SENAC de Brusque, SC.

Neste artigo iremos criar um novo PDB no Oracle XE instalado em um Windows 64 bits. O primeiro passo é conectar com sysdba no CDB. Para conexão foi utilizado sqlplus via prompt de comando, executado em modo administrador.

Sintaxe: 
sqlplus sys/senha as sysdba

Agora iremos validar se o parametro db_create_file_dest está definido. Este parâmetro vai habilitar o OMF (Oracle Managed Files, onde o oracle vai gerenciar os arquivos de dados do sistema operacional, como os datafiles).
show parameter db_create_file_dest;


Como o parâmetro está em branco (não está ativo), vamos alterar ele, definindo o caminho de criação dos nossos arquivos. Neste exemplo, utilizei o mesmo local onde os arquivos existentes já estão criados.
Alter system set db_create_file_dest='C:\app\jhona\product\21c\oradata\XE';


Ajustado o parâmetro, seguimos para a criação do novo PDB. 
CREATE PLUGGABLE DATABASE NOME_DO_PDB   ADMIN USER USUARIO_ADMIN_DO_PDB IDENTIFIED BY SENHA_DO_USUARIO_ADMIN;


Apos a criação o PDB fica em modo mount, desta forma precisamos abrir o PDB e depois salvar o seu estado para que sempre que o ambiente for reiniciado ele fique com o status READ WRITE. 
ALTER PLUGGABLE DATABASE NOME_DO_PDB OPEN;
ALTER PLUGGABLE DATABASE NOME_DO_PDB SAVE STATE;


Fonte:
https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/21/xeinl/licensing-restrictions.html#GUID-F5E24A44-7E34-4AE9-847E-7A4F930225EA
https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/21/dblic/Licensing-Information.html#GUID-B6113390-9586-46D7-9008-DCC9EDA45AB4
https://docs.oracle.com/en/database/oracle/oracle-database/21/dblic/Licensing-Information.html#GUID-0F9EB85D-4610-4EDF-89C2-4916A0E7AC87

Postar um comentário

0 Comentários