O artigo de hoje tem por objetivo apresentar o processo de migração de uma maquina windows, utilizando um shape VM.Standard2 para o shape VM.Standard.E3, e também poderá ser utilizado como base para o novo shape M.Standard.E4 que está previsto para ser disponibilizado em março.
Vale destacar que não é possível alterar o shape usando um boot volume. Resumidamente, para efetuar a alteração para VM.Standard.E3 é preciso criar uma custom image da instância, editar a custom image para que seja compatível com o shape VM.Standard.E3.Flex, criar a maquina usando essa imagem e alterando a rede como paravirtualized networking.
É importante lembrar que durante a geração da custom imagem, ocorre uma indisponibilidade momentânea do ambiente.
Através da custom image todas as configurações, customizações e software instalados são mantidos na imagem gerada. Já os dados dos discos que estão anexados na instância não são salvos e podem ser migrados movendo o mesmo para a nova instância criada.
- Vamos ao detalhamento do processo:
A primeira etapa é gerar a custom image da instância que será migrada.
A partir da image alterada é possível criar a nova instance com o shape VM.Standard.E3. É importante que seja selecionada a opção de rede Paravirtualized networking, caso contrario o driver de rede não será reconhecido.
https://docs.oracle.com/en-us/iaas/Content/Compute/Tasks/importingcustomimagewindows.htm
Comentários
Postar um comentário