Ticker

6/recent/ticker-posts

Por que manter a versão do banco de dados atualizada?

 

Banco de dados desatualizados são mais vulneráveis a ataques Hackers. Um grande exemplo é o caso da Neopets, um jogo de simulação de animais de estimação virtuais, com 100 mil usuários ativos por dia e 1,5 milhão por mês, teve os dados de 69 milhões de usuários roubados na última semana.

Os ataques hackers não são as únicas ameaças a banco de dados desatualizados. Além delas, podemos citar a falta de melhoria dos recursos existentes, falta de suporte técnico do fornecedor, incompatibilidade com software e hardwares mais recentes.

Independente do fornecedor de banco de dados utilizado (Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, etc) é imprescindível que o mesmo esteja o mais atualizado que a aplicação suportar.

Vale destacar aqui, que muitos fornecedores das mais diversas aplicações, demoram um certo tempo para homologar seus sistemas nas versões mais recentes. Por isso a importância de validar os sistemas que utilizam o banco de dados e a compatibilidade com as novas versões.

Os principais benefícios que podem ser destacados com a atualização da versão do seu banco de dados são:

Novas funcionalidades e melhorias – As novas versões introduzem as melhorias em funcionalidades existente, bem como a inclusão de novas funcionalidades afim que permitir um melhor desempenho, maior escalabilidade e disponibilidade.

Maior segurança – Além de novidades e melhorias, manter o banco de dados atualizado reduzirá significativamente os riscos relacionados a BUGs e vulnerabilidades de segurança.

Suporte – Outro ponto não menos importante é o suporte do banco de dados. Cada fornecedor estabelece ciclos de suporte de acordo com a versão do banco de dados. Desta forma, deve-se manter sempre uma versão com suporte ativo e planejar os processos de atualização de acordo com o “ciclo de suporte”.

Link da noticia sobre neopts: https://www.mcvuk.com/business-news/neopets-data-breach-threatens-69-million-neopets-accounts/

https://www.eximioti.com.br/post/os-ataques-hackers-n%C3%A3o-s%C3%A3o-as-%C3%BAnicas-amea%C3%A7as-a-banco-de-dados-desatualizados

Postar um comentário

0 Comentários