A popularização da inteligência artificial tem sido uma tendência marcante nos últimos anos. À medida que os avanços tecnológicos aceleram, a IA vai se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, transformando a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.
Mas como a inteligência artificial poderá impactar no banco de dados e também na vida dos DBAs?
No banco de dados a inteligência artificial, assim como em todas áreas, tende a ter um impacto significativo, tanto em termos de gerenciamento quanto na sua utilização, como por exemplo, na melhora da eficiência, automação de tarefas, otimização de consultas, machine learning e data mining, segurança, detecção de problemas e desvios de comportamentos, dentre outras.
Cabe aqui destacar que a IA para banco de dados não tão recente assim, pois a Oracle por exemplo, já utiliza IA no Oracle Autonomous Database desde 2017, para aprimorar e automatizar várias tarefas relacionadas ao gerenciamento do banco de dados, fornecendo um banco de dados "automatizado", reduzindo a necessidade de intervenção em tarefas operacionais e rotineiras.
Se me perguntarem se a IA vai substituir o DBA, a resposta é que seja improvável que substitua completamente os DBAs.
O que teremos é uma substituição das tarefas rotineiras, e repetitivas dos DBAs, permitindo foco nas várias funções que exigem a expertise e o conhecimento humano como o gerenciamento estratégico, o planejamento e a arquitetura do banco de dados, a solução de problemas complexos, a tomada de decisões estratégicas e a gestão de segurança e privacidade.
Por isso os DBAs devem estar preparados para aproveitar os benefícios da IA e adaptar suas habilidades para acompanhar a evolução tecnológica e as novas demandas do mercado.
Para você, quais os principais impactos da IA na área de banco de dados nos DBAs?
0 Comentários