Ticker

6/recent/ticker-posts

Oracle 18.3 Standalone on premise part 1 - Instalando o Oracle Linux 7.5 no Oracle Virtual Box

Esta será a primeira de 3 postagens que irão compôr o artigo de instalação do Oracle 13.3 Standalone em um ambiente virtualizado com o Oracle Virtual Box.
  1.  Oracle 13.3 Standalone on premise part1 - Instalando o Oracle Linux 7.5 no Oracle Virtual Box.
  2. Oracle 13.3 Standalone on premise part 2 - Instalando o Grid Infrastructure 18.3
  3. Oracle 13.3 Standalone on premise part 3 - Instalando o Oracle Database 18.3
Nesta primeira etapa, será criada uma máquina virtual com o Oracle Linux 7.5 64 bits, para que posteriormente possamos instalar um Oracle Standalone 18.3c.

A maquina criada terá 3GB de memória RAM, 50GB para /, 10GB para orabackup, 10 GB para DGDATA e 5 GB para DGRECO.

O download da versão 7.5 pode ser realizada diretamente do Oracle Software Delivery Cloud. Basta pesquisar por Oracle Linux e então selecionar a versão 7.5. Posteriormente clicar no carrinho de compras.
Na etapa seguinte, vamos selecionar a plataforma e então clicar em continuar.
Posteriormente é preciso aceitar os termos de licença e clicar em continuar.
Apos aceitar os termos de licença, deverá ser selecionada a mídia de instalação para download. Bastará efetuar o download da mídia Oracle Linux Release 7 Update 5 for x86 (64 bit), 4.1 GB.
Agora, será criada a máquina virtual que será utilizada para a instalação. No virtual box deverá ser clicado na opção novo.
Para o nome da máquina, estarei utilizando o nome tst-oracle183c.
Será definido 3GB de memória RAM.
Na próxima etapa, será criado o disco utilizado no ambiente, onde será criado um disco de 50GB para instalação do SO, binário do Grid e Database.



Criadas as configurações básicas da maquina, devemos ir em configurações/armazenamento e então adicionar os discos para o DGDATA, DGRECO e /orabackup.



Posteriormente, deverá ser repetido o mesmo procedimento para criação do disco DGRECO e /orabackup com os tamanhos mencionados no inicio do artigo.
Apos a criação dos discos, vamos selecionar a mídia de instalação do Oracle Linux 7.5 que baixamos anteriormente para que nossa maquina possa utiliza-la para o boot.

Por último vamos configurar a placa de rede da maquina virtual para modo Bridge.
Apos as configurações acima, podemos iniciar a maquina virtual que ela irá dar boot na mídia do Oracle Linux 7.5. Deverá ser escolhida a opção Install Oracle Linux 7.5.
Após carregar a instalação, será selecionada a linguagem do Sistema Operacional. Neste exemplo, estaremos usando Inglês Americano (United States).
Feita a escolha do idioma seremos direcionados ao sumário de instalação. Onde poderemos realizar todas as configurações que dizem respeito ao processo de instalação do Sistema Operacional.
  • Na opção DATE & TIME, será escolhido o timezone referente ao Brasil (Americas/Sao Paulo timezone).
  • Na opção keyboard, estaremos ajustando o idioma do teclado (em meu caso, português Brasil).
  • Na opção Software Selection vamos marcar a opção Server with GUI na seção Base Environment e na seção Add-On for Selected Environment vamos selecionar Compatibility Libraries e Development Tools.
  • Em Network & Hostname, vamos definir um IP fixo e o hostname da maquina.

  • Por ultimo, em Istallation Destination, vamos selecionar o disco de 50GB e a opção I will configure partitioning.
  • Apos clicar em Done, vamos escolher a opção click here to create them automatically. Posteriormente clicamos em done e accept changes na janela que aparecerá.




Concluídas as configurações acima, podemos iniciar a instalação do SO. Durante a instalação, vamos definir a senha de root e criar um usuário comum.





 Ao concluir a instalação, será informada a necessidade de restart da maquina. Assim que reiniciada o boot será feito no SO instalado.

Após o reboot, será necessário aceitar os termos de licenciamento.




Concluídos os passos acima, o ambiente estará pronto para a o segundo artigo - Oracle 13.3 Standalone on premise part2 - Instalando o Grid Infrastructure 18.3.

Postar um comentário

0 Comentários