Ticker

6/recent/ticker-posts

Diferenças entre a Long-term e innovation releases


Apesar de ser um assunto antigo, ainda vejo que este tema (long-term release e innovation release) ainda gera duvidas para algumas pessoas. Principalmente quando chega a hora de realizar o upgrade do banco de dados.

Muitas vezes ocorre a pergunta: Porque realizar o upgrade do vanco de dados para a versão 19c se já temos a versão 21c disponível? 

A resposta para essa pergunta esta relacionada a diferenciação das versões, uma vez que o Oracle Database 19c é a atual long-term release disponível, enquanto a versão 21c é uma innovation release. A próxima long-term release a ser lançada é a 23c, que atualmente está disponível apenas na versão free, a Developer Release

Vamos entender as principais diferenças entre uma long-term release e uma innovation release.

O Oracle Database Long Term Release são versões consideradas de longo prazo, possuindo atualizações menos frequentes, alto nível de estabilidade e principalmente o suporte a correção de erros mais longo. Essas versões têm pelo menos 5 anos de suporte premier, seguido por 3 anos de suporte estendido.

Já o Oracle Database Innovation Release são os lançamentos de inovação que ocorrem entre o lançamento de Long Term Release e outra. Esta versões incluem muitos aprimoramentos e novos recursos que serão incluídos na próxima Long Term Release, o que permite que os clientes possam utilizar os novos recursos para validar e implementar as inovações. Essas versões têm pelo menos 2 anos de suporte premier, sem possibilidade de suporte estendido.

Conforme mencionado  anteriormente, o principal ponto a se destacar é que as versões Long Term possuem maior estabilidade e um tempo de suporte bastante superior as Innovation Releases. Para exemplificar essa diferença, veja a imagem abaixo com a linha do tempo das versões e seu tempo de suporte.


Oracle Database (RDBMS) Releases Support Status Summary (Doc ID 161818.1)

Release Schedule of Current Database Releases (Doc ID 742060.1)

Postar um comentário

0 Comentários