Ticker

6/recent/ticker-posts

OCI - benchmarking de CPU do shape VM.Standard.E5.Flex, VM.Standard.E4.Flex e VM.Optimized3.Flex com o Sysbench


Conforme destacado no artigo Novos Processadores AMD EPYC para a Oracle Cloud Infrastructure a Oracle havia anunciado que em breve disponibilizaria os shapes E5, baseados na quarta geração dos processadores AMD EPYC 97X4, apelidado de "Bergamo". 

Estes shapes já estão disponíveis para compute instance nos Estados Unidos e em breve devem ser disponibilizados também no Brasil. 

Neste artigo é feito um benchmarking para medir o desempenho de carga de CPU dos shapes VM.Standard.E5.Flex como VM.Standard.E4.Flex e VM.Optimized3.Flex. Para esse teste foi usado o Sysbench.

O Sysbench é uma popular ferramenta de benchmarking de código aberto para sistemas Linux. Ela é projetada para medir o desempenho do sistema e a estabilidade em várias operações de carga, como CPU, memória, E/S de disco e desempenho do banco de dados.

É amplamente utilizado por administradores de sistemas, engenheiros de desempenho e desenvolvedores para avaliar o desempenho do hardware, ajustar configurações do sistema, identificar gargalos de desempenho e comparar o desempenho entre diferentes configurações de hardware e sistemas.

Para comparativo foram criadas 3 compute instances (uma para cada modelo de shape) com 2 OCPUs e 15GB de RAM, utilizando o Oracle Linux 8 como sistema operacional. 

Durante a execução do sysbench foram passados os parametros  CPU, --threads=1 --time=60 para que seja realizado o teste de carga de CPU, com 1 threads por 60 segundos.

No teste realizado comparando o shape VM.Standard.E5.Flex com o VM.Optimized3.Flex, o VM.Standard.E5.Flex entrega mais 138% do numero de eventos processados, com um total de 252191, contra  182395 do VM.Optimized3.Flex. Já o número de eventos processados por segundo o VM.Standard.E5.Flex entrega 4203.14 contra 3039.83 do VM.Optimized3.Flex.

Comparando os shapes VM.Standard.E5.Flex com o VM.Standard.E4.Flex, o VM.Standard.E5.Flex entrega mais de 115% no numero de eventos processados, com um total de 252191, contra 219088 do VM.Standard.E4.Flex. Já o número de eventos processados por segundo o VM.Standard.E5.Flex entrega 4203.14 contra 3651.40 do VM.Standard.E4.Flex.

VM.Optimized3.Flex


VM.Standard.E4.Flex

VM.Standard.E5.Flex


Postar um comentário

0 Comentários